Assinatura eletrônica: vale a pena?

Se você é corretor de seguros e ainda não conhece a assinatura eletrônica, confira como ela pode ser uma solução para melhorar o dia a dia da sua corretora.

A transformação digital é inevitável para os mais diferentes negócios, e não seria diferente para as corretoras de seguros. Entre as inúmeras novas tecnologias que surgiram para melhorar o dia a dia dos corretores de seguros, a assinatura eletrônica se destaca. 

Se você não conhece a assinatura eletrônica ou tem dúvidas sobre o assunto, confira agora mesmo este artigo e descubra o que é a assinatura eletrônica e por que vale tanto a pena usá-la em sua corretora. Boa leitura e bons negócios!  

O que é a assinatura eletrônica?

Hoje, a assinatura eletrônica é utilizada para formalizar operações de ordem administrativa, financeira, comercial, fiscal, tributária, previdenciária, entre outras. Antes de explicarmos o que ela é exatamente, convém explicar o que é uma assinatura. 

Assinar um documento significa autenticar, reconhecer como verdadeiro e íntegro o seu conteúdo, a partir de um registro efetuado por alguém. Desta forma, quem assina o documento assume a responsabilidade pelo seu conteúdo. Trata-se de um instrumento jurídico de extrema importância e muito usado no dia a dia em todos os tipos de documentos. 

Entretanto, quando o documento é elaborado sob o formato digital, como a assinatura é feita? É aí que entra a assinatura eletrônica, que é o recurso usado para conferir autoria, autenticidade ou concordância na documentação que tramita em ambiente virtual. 

Ou seja, a assinatura eletrônica compreende um registro que tem como base o uso de mecanismos eletrônicos, em geral, criptografados, para identificar um signatário e efetuar a respectiva validação da sua identidade e garantir a integridade do documento. 

E atenção: a assinatura eletrônica tem a mesma validade das assinaturas feitas de forma tradicional, ou seja, a caneta.  

Vantagens do uso da assinatura eletrônica  

Veja agora algumas das principais vantagens em utilizar a assinatura digital. 

Digitalização da corretora 

Com o uso da assinatura eletrônica, todo o fluxo de documentos de uma empresa pode ser efetivado digitalmente, a partir do suporte de outros recursos tecnológicos, como sistemas de integração de dados.  

Desta forma, é possível gerar o documento automaticamente, usar um modelo pré-aprovado que será automaticamente carregado com os dados do sistema, assinar e armazenar na nuvem o documento assinado. Ou seja, tudo muito moderno, fácil e rápido.  

Melhora no atendimento  

O uso da assinatura eletrônica pela sua corretora de seguros significa o fim de uma enorme burocracia e isso aumenta o valor percebido pelo cliente, agrega valor à marca e acelera o fechamento de negócios.  

Dependendo do nível tecnológico da sua corretora de seguros, todo o processo é digital: desde as primeiras solicitações até a finalização da assinatura. Assim, a interação humana, agora, é apenas para manter um bom relacionamento com os clientes, dando toda a atenção que eles precisam e merecem. E você já sabe, cliente satisfeito é o melhor apelo que seu negócio pode ter. 

Segurança e autenticidade dos documentos 

A tramitação de documentos fica mais segura com a adoção da assinatura eletrônica, uma vez que a sua criptografia impede falsificações de autoria ou qualquer alteração no documento já assinado. Ou seja, só os proprietários do documento possuem acesso aos dados. 

Já quanto à autenticidade dos documentos, a assinatura eletrônica está amparada pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001, em seu artigo 10, § 2º, que dispõe o seguinte:  

O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento. 

E, além da Medida Provisória, há inúmeros enunciados do Poder Judiciário confirmando a validade das assinaturas eletrônicas, como o enunciado 297 do Conselho da Justiça Federal:  

O documento eletrônico tem valor probante, desde que seja apto a conservar a integridade de seu conteúdo e idôneo a apontar sua autoria, independentemente da tecnologia empregada. 

Rapidez nos processos internos 

Chega de ficar dias esperando a assinatura de um contrato. Com a assinatura eletrônica, ocorre a diminuição de tempo nas contratações.  

Os contratos podem ser criados, revisados e assinados sem a necessidade de reunião presencial. E o melhor: o corretor e o cliente podem assinar o documento até mesmo pelo celular, a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Redução dos custos  

A assinatura eletrônica traz a redução dos custos da corretora de seguros, com o fim das impressões, gastos com papel, transporte e armazenamento dos documentos. Sem falar nos custos de ter que disponibilizar colaboradores para digitar os dados nos sistemas.   

A redução de custo sempre ocorre, ainda que isso seja variável em cada um dos casos. Em média, há redução de 85% em relação ao processo manual.  

Maior sustentabilidade  

O uso de documentos digitais também é um passo a favor da sustentabilidade. Quando uma empresa gera 100 contratos de 10 páginas está consumindo o equivalente a 1.000 litros de água, gerando 0,5 kg de lixo. Isso sem falar na emissão de CO₂, que pode chegar a 6,8 mil kg. 

Por isso, a assinatura eletrônica é uma aliada importante, afinal possui mecanismos seguros de criptografia e ainda tem validade jurídica. Além disso, um documento assinado digitalmente pode ser armazenado em nuvem e ainda tem uma durabilidade infinitamente maior que o papel.  

Conheça a melhor plataforma de assinatura eletrônica 

Uma plataforma de assinatura eletrônica permite que você envie documentos para assinatura com poucos cliques: basta fazer o upload do documento e informar quais signatários devem efetuar a assinatura. Simples, rápido e com validade jurídica. 

Ela consegue garantir a integridade, autenticidade e não-repúdio dos documentos eletrônicos, aplicando inúmeros procedimentos em todo o processo de assinatura. 

Com essa ferramenta, sua corretora pode economizar centenas de reais em impressões e papéis, contribuindo com o meio ambiente, e, além disso, retira toda a burocracia que a assinatura de um contrato no método tradicional traz aos clientes. Ou seja, o processo de fechamento de contrato se torna mais simples, ágil e uma ótima experiência para as partes. 

Adotar a assinatura eletrônica em sua corretora vale muito a pena se você quer manter seu negócio competitivo no mercado de seguros. Não há mais como fugir da transformação digital e de todas as novas tecnologias que estão disponíveis. Afinal, mais do que facilitarem o dia a dia das corretoras de seguros, elas são responsáveis pela sobrevivência da empresa em um mundo cada vez mais digital e conectado. 

Gostou da ideia? Então conheça a plataforma de assinatura eletrônica da American Life, que vai trazer mais agilidade e praticidade ao seu dia a dia. Diga adeus à papelada e burocracia e aproveite as vantagens que essa nova tecnologia pode te oferecer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Confira também estes outros conteúdos: