Como proceder ao atender um sinistro RCO

Entenda como agir quando um cliente tem um sinistro de RCO e fique preparado para atendê-lo da melhor maneira.

Muitos corretores ainda se sentem inseguros na hora de atender um sinistro. Criamos este artigo para solucionar as principais dúvidas que podem surgir na hora de atender um sinistro de RCO. 

Vale lembrar que a American Life possui um time que vai te ajudar a ter um excelente atendimento. Boa Leitura. 

O que é Seguro RCO?  

Seguro de Responsabilidade Civil Ônibus, o RCO, é o seguro que visa proteger as empresas que realizam transporte de passageiros em linhas regulares, fretamento e turismo, oferecendo tanto as coberturas obrigatórias que os órgãos fiscalizadores exigem quanto as coberturas facultativas que, mesmo não sendo obrigatórias, são imprescindíveis. 

Coberturas American Life – RCO 

As apólices de RCO da American Life possuem todas as coberturas exigidas pelos órgãos fiscalizadores. Dentre as quais destacamos:

  • Coberturas de Responsabilidade Civil aos passageiros: 

Danos Corporais, Danos Materiais e Danos Morais.  

  • Coberturas de Responsabilidade Civil a Terceiros não Transportados: 

Danos Corporais, Danos Materiais e Danos Morais.  

  • Coberturas Adicionais de Danos aos tripulantes: 

Coberturas da Franquia de danos a Bagagens em caso de roubo ou extravio (ANTT).  

  • Coberturas de Acidentes Pessoais aos Passageiros e Tripulantes: 

Falecimento do terceiro por morte acidental. 

O que é um sinistro? 

Em poucas palavras, podemos dizer que o sinistro é a manifestação concreta do risco que é previsto no contrato de seguro e que resulta um prejuízo de ordem material, pessoal e até mesmo responsabilidades.

É concretização de um risco coberto. No Seguro de Responsabilidade Civil, caracteriza-se pela atribuição, ao Segurado, da responsabilidade pela ocorrência de um risco previsto, causando danos a terceiros, atendidas as disposições do contrato. Ver definição de sinistro nas condições gerais RCO Alseg.

Quando devo comunicar um sinistro? 

A American Life recomenda que o aviso de sinistro deve ser feito junto à Cia seguradora o mais rápido possível, ou seja, tão logo o segurado tenha conhecimento da ocorrência do sinistro. Mesmo que o sinistro ainda não tenha sido confirmado, ainda esteja no campo da expectativa, é recomendável que o sinistro seja comunicado.  

Como avisar um sinistro de RCO na American Life? 

Existem diversas formas de comunicar um sinistro. No entanto, é sempre recomendável que o aviso seja feito pelo canal oficial da American Life (e-mail: rco-avisosinistro@alseg.com.br), pois, além de ser a forma mais correta e fácil, a seguradora já iniciará a análise prévia da documentação para o início dos trabalhos de regulação do sinistro. Isso ajuda a ganhar tempo e evita desgastes desnecessários.

Nos casos de urgência e que ocorrem fora do horário comercial, em se tratando de Danos Corporais, visando a continuidade a prestação contínua dos atendimentos e auxílio aos segurados, é disponibilizado contatos da reguladora na qual orientará o segurado sobre as condutas na condução do sinistro.

Na American Life, o corretor tem um papel muito importante quando o sinistro acontece. Além de estar apto para auxiliar no procedimento de aviso de sinistro, sendo o elo entre a seguradora e o segurado, ele também tem a missão de auxiliar o segurado na obtenção dos documentos necessários para a sequência na regulação do sinistro.

Regulação do sinistro de RCO  

A American Life sabe da importância dessa etapa e contrata reguladores de sinistros qualificados que estão a serviço do departamento de sinistro. O papel do regulador é de intermediar a comunicação entre as partes envolvidas no sinistro, bem como auxiliar e orientar acerca dos procedimentos relacionados na regulação, sendo mais um canal de comunicação e apoio.

Trecho substituído: de fazer a ponte entre o departamento de sinistro da seguradora e o segurado, buscando o entendimento das partes envolvidas no sinistro.

RCO: etapas de uma regulação de sinistros 

O processo de avaliação/regulação de sinistro inclui as seguintes etapas: 

Apuração de danos: o regulador vai levantar a causa, natureza e extensão dos danos. Esse trabalho é feito baseado em vistoria, registros policiais, além de outros documentos importantes se necessários

Regularização: após apuração das informações mencionadas acima (causa, natureza e extensão dos danos), o analista vai analisar se o evento está coberto ou não, para as devidas providencias, quanto a indenização.

Liquidação: é nessa etapa, após a análise da documentação e respectivafundamentação técnica, a American Life apresenta parecer referente ao pagamento da indenização ou encerramento do processo se coberto as providencias estarão relacionadas a autorização para reparos, pagamentos de indenização e/ou reembolso de despesas . Caso ocorra a indenização, a equipe da American Life ainda poderá pedir o ressarcimento contra o causador do evento (desde que não seja o segurado).

A American Life sabe da importância do corretor e reconhece sua qualificação. Veja nossas dicas que podem fazer a diferença na satisfação do seu cliente.

Papel do corretor no atendimento de sinistro de RCO 

Sem dúvida, o momento mais esperado pelo segurado é quando ocorre um sinistro. Nesse momento, ele vai observar e julgar o trabalho do corretor, pois quando o segurado contrata uma corretora, ele busca uma empresa para resolver sua situação em caso de sinistro. 

Por isso, não é suficiente ter apenas uma equipe especializada para fazer a gestão adequada dos sinistros. É necessário usar a tecnologia para você atender e superar a expectativa do seu cliente. 

Além da tecnologia, é importante o corretor ficar atento a alguns detalhes importantes que fazem toda a diferença. 

Novas tecnologias que ajudam o corretor de seguros 

Orientação ao segurado American Life 

No momento do sinistro, você e sua equipe precisam estar preparados para tranquilizar seu cliente e, logo em seguida, prestar uma orientação muito clara e objetiva. Assim, você acalma o segurado, mostrando que você está no controle e passa mais confiança.  

Vencer imprevistos e propor soluções aos cliente 

Solução de problemas 

Quando um sinistro ocorre, é uma oportunidade de você mostrar o seu conhecimento técnico, sua qualidade e o seu comprometimento em resolver o problema do cliente. Assim, na próxima renovação, ele continuará contando com você. 

Mediação 

Entre os papéis do corretor, a mediação junto à seguradora é imprescindível para tudo correr como todos esperam. Por isso, a tarefa de intermediação deve ser feita com muita segurança, eficiência e qualidade. 

Canais de comunicação 

No momento do sinistro, seu cliente está vulnerável e, às vezes, até estressado. Por isso, é importante que seu cliente tenha vários canais de contato disponíveis 24 horas, tais como celular, WhatsApp ou outros aplicativos de comunicação. 

Agora que você já aprendeu quando e como o aviso de sinistro deve ser feito junto à American Life, é imprescindível você prestar um ótimo atendimento ao seu cliente. Isso pode gerar a fidelização do seu cliente, além de novas indicações, abrindo novas portas para o seu desenvolvimento profissional. 

Imprevistos acontecem com muita frequência, mas lembre-se que são ótimas oportunidades para você propor soluções aos seus clientes. Eles perceberão o profissionalismo de toda a equipe, pois vocês passarão mais confiança e tranquilidade a eles. 

Não perca mais tempo e veja as coberturas da American Life!

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