Venda mais: atue em segmentos com pouca atenção dos corretores

Cobertura de doenças graves e para outros riscos de difícil aceitação: esses são apenas alguns dos seguros com mais oportunidades. Confira!

A especialização é um caminho sem volta para o corretor de seguros, afirmam especialistas. Essa tendência reflete as mudanças do mercado, no qual seguros mais específicos, como a cobertura de doenças graves, se destacam e outros, como o seguro auto, mais conhecido pela população, começam a ser repensados pelo consumidor.

Os efeitos benéficos da especialização são muitos e, além disso, são rapidamente sentidos. Além de facilitar, ao corretor, o “domínio da informação”, sabendo responder com precisão as objeções de compra, investir especialmente em três ou quatro segmentos contribui para o fechamento de negócios. Assim, aumenta-se a chance de reforço de caixa para corretoras de diferentes portes.

Explicaremos, então, os quatro segmentos que mais têm chamado a atenção do mercado, pelo seu alto potencial de compra e pela baixa atuação dos profissionais do setor. Além disso, mostraremos dicas para que você inclua, desde já, produtos como o seguro de vida para doenças pré-existentes na carteira da sua corretora.

Setores com pouca atuação e grandes chances

Levamos em consideração o panorama geral do mercado de seguros para preparar a lista. Aqui, você encontrará não apenas a indicação dos produtos, mas também as principais características de cada um deles. Todos eles podem ser internalizados em sua corretora com grande agilidade, dado o apoio da sua seguradora parceira. Confira!

Cobertura de doenças graves

Dada a realidade brasileira, muitas pessoas que possuem doenças pré-existentes possuem dificuldades de acesso aos tratamentos e indicações adequadas a curto prazo. Esse foi um fator preponderante, por exemplo, nas mortes causadas por covid-19: em 84% dos casos de óbito, o paciente possuía algum tipo de “comorbidade silenciosa”.

Os seguros de vida, nesse caso, podem ter uma função importante no panorama das doenças graves em todo o país.

Como?

Garantindo uma interessante indenização no caso do diagnóstico de uma doença grave coberta, principal benefício da cobertura de doenças graves, que tem como outras importantes características:

  • Indenização não vinculada à utilização do produto: ou seja, a partir de sua contratação, não há um período de carência
  • Indenização pelo valor contratado no diagnóstico
  • Cobertura válida para o diagnóstico de seis doenças: AVC, angioplastia, câncer, insuficiência coronariana ou infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal crônica e transplante de órgãos vitais.

Outro produto que também se encontra nesse panorama é o seguro de vida para diabéticos.

O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation (IDF). São 12,5 milhões (7%) de brasileiros afetados, segundo o Ministério da Saúde.

Neste cenário podemos destacar a relevância deste produto para a população. Destacamos algumas vantagens deste seguro:

  • Pode ser adquirido por pacientes tanto do tipo 1 (dependentes de insulina) ou 2 (não insulinodependentes)
  • Benefícios garantidos em caso de morte natural ou acidental do segurado
  • Desconto em medicamentos, com preços até 60% menores do que o valor total do remédio, em rede credenciada

Seguro para riscos de difícil aceitação

Outros segmentos que passam despercebidos pelos corretores de seguros e que guardam muitas oportunidades são os seguros de vida voltados aos profissionais mais expostos a riscos no exercício da profissão e, ao mesmo tempo, que possuem baixa remuneração. A menor capacidade de pagamento destes profissionais afasta corretores, que poderiam ter como fiéis clientes as pequenas e médias empresas que contratam estes profissionais contribuindo, assim, para a proteção da sociedade e das famílias brasileiras.

Um desses produtos é o seguro para motofrete. Estejam os motofretistas ligados a uma empresa de entregas específica, como era mais comum no passado, ou ligados aos aplicativos de entrega de comida e alimentação, eles ainda são parte da realidade das grandes cidades. Somente na cidade de São Paulo, são 200 mil motoboys, que fazem três milhões de entregas diárias e movimentam R$ 423 milhões por mês, de acordo com o sindicato da categoria.

Alguns dos benefícios que esse produto oferece ao motociclista são os seguintes:

  • Aderência aos parâmetros que regulam a atividade de motofrete
  • Pode ser adquirido por colaboradores registrados e autônomos
  • Possui cinco coberturas principais, a saber: morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, auxílio funeral, morte, ou despesa com verba rescisória

Seguro de vida para doenças com pré-disposição hereditária

Ainda menos explorado pelos corretores, alguns seguros de vida ainda cobrem doenças com pré-disposição hereditária, ou seja, aquelas doenças das quais crianças e jovens possuem propensão a contrair por conta da herança genéticas de seus pais ou família.

Um desses produtos é o seguro de vida para diagnóstico de câncer infantil. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que a cada ano do triênio 2020/2022 haverá 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil no Brasil.

Esse seguro de vida único e especial chama a atenção pelos benefícios que concede aos pacientes e suas famílias:

  • Cobertura específica para o diagnóstico de câncer.
  • A indenização no diagnóstico possibilita os recursos financeiros necessários para o acesso aos tratamentos mais adequados que a medicina atual oferece
  • O pagamento do capital segurado no caso de diagnóstico até os 19 anos de idade

Como incluir esses seguros na sua corretora?

Agora que você teve contato com alguns produtos bastante procurados, como o seguro de vida para doenças pré existentes, mas com pouca atuação dos corretores de seguros, que tal entender como incluí-los na sua corretora? De início, pode parecer mais complicado do que realmente é. Por isso, separamos quatro dicas essenciais que podem ser seguidas muito rapidamente. Confira!

  • Ter apoio de uma seguradora parceira: Quanto mais orientações técnicas e treinamentos periódicos sobre seus produtos, melhor.
  • Estudar bastante, e em conjunto: Quanto mais domínio do tema, mais fácil será atender expectativas e quebrar objeções do seu cliente. É possível assistir a vídeos sobre o tema, participar de fóruns e comunidades e, quem sabe, fazer uma ligação a profissionais que trabalham com esses seguros.
  • Pesquisar nichos ainda não atendidos da sua região: Apenas com uma boa pesquisa você terá uma comprovação mais científica das necessidades de seu cliente. Instituições como o SEBRAE oferecem esse serviço especializado. Entre em contato com elas, e saiba mais sobre quem você está atendendo.
  • Conversar com seu time ou pessoas envolvidas em sua operação: Se você estiver em uma corretora de médio porte, com mais de uma pessoa trabalhando, que tal trocar ideias? As impressões e observações de terceiros que conhecem seu negócio fazem a diferença para a tomada de decisão.

Os corretores devem apostar em seguros que possuam menor competição, mas com alto potencial de vendas. Lidar com o tema exige, como dito, o apoio de uma seguradora. Por isso, a American Life possui opções e suporte muito relevantes para esse processo de inclusão de novos produtos na sua corretora.

Para saber mais, acesse o nosso formulário: Quero ser corretor American Life.

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