Proteção além do capacete: conheça o seguro para mototaxistas

Entenda como você, corretor de seguros, pode usar o seguro para mototaxistas para auxiliar o profissional que transporta passageiros.

Com a evolução dos mecanismos tecnológicos e a entrada de aplicativos de locomoção no mercado de mobilidade urbana, a profissão de mototaxista passou a enfrentar mais concorrência. Determinados públicos, no entanto, ainda não são atendidos por alguns apps de locomoção por conta do custo, o que mantém as frentes de mototáxi ativas. Dessa forma, é importante que esses profissionais também sejam atendidos por um seguro para mototaxistas.

Se você, corretor de seguros, já viajou para o Nordeste, deve ter percebido que por lá o uso de mototáxi é bem comum. Ao analisar as principais capitais do Brasil, é possível verificar que todas possuem vários pontos de mototáxi ativos. Isso pressupõe que há demanda por esse tipo de serviço e, consequentemente, oportunidades para a proteção através do seguro.

Então, veja como a American Life pode ajudar nessa missão!

Quem é o público mototaxista?

O serviço de mototáxi surgiu em 1990, no Brasil, mais especificamente na região Nordeste do país. Em 1997, o geógrafo Modesto Siebra Coelho definiu essa profissão ‘como a nova onda no transporte urbano’. Inclusive, escreveu um livro com esse título. Esse serviço nasceu justamente como uma alternativa aos convencionais meios de transporte de massa. Desde então, são 22 anos de atividades e a classe preserva a demanda, mesmo com a tecnologia a favor de outros meios de transporte.

A começar pela ferramenta de trabalho que esse profissional utiliza, já podemos dizer que sua profissão o expõe constantemente ao risco. Além disso, a rotina é desgastante. O mototaxista é exposto diretamente ao sol e à chuva; seu meio de trabalho não oferece nenhum tipo de proteção à vida, com exceção do capacete; não há horário de trabalho pré-definido, o que faz com que muitos trabalhem inclusive no período noturno; e o índice de acidentes envolvendo motos torna a profissão bastante arriscada. Esses seriam bons motivo para buscar a proteção de um seguro para mototaxistas com cobertura principalmente em caso de invalidez, o que pode afastar o profissional de maneira temporária ou definitivamente do trabalho.

Isso significa que é imprescindível pensar em uma proteção que vá além do capacete. Você e a American Life podem fazer isso por ele. Há como proteger a família do mototaxista e o recurso financeiro oriundo de seu trabalho através do seguro para mototaxistas.

Oportunidades para o Seguro para Mototaxistas

Considere o risco mencionado no tópico anterior. Some a ele o trânsito pesado nas grandes cidades e a falta de segurança pública. Somente com essas informações, você, corretor de seguros, já tem argumentos para prospectar esses profissionais para um seguro de mototaxistas. O motorista está, sim, preocupado com o que pode acontecer com ele e com sua própria família, caso não tenha mais como exercer sua profissão em função de uma invalidez causada por acidente de trânsito.

A maioria das cidades, inclusive as capitais, oferecem serviço de mototáxi. Sendo assim, procure em sua região ou cidade por pontos de mototáxi. Verifique se há uma associação ou sindicato e ofereça esse seguro. Lembre-se que, de acordo com a legislação vigente, o mototáxi precisa estar devidamente licenciado para o transporte viário de passageiros.

Havendo associação ou sindicato regulamentado, o corretor poderá escalar a venda desse seguro. Na maioria das vezes, esses profissionais querem ter um seguro, porém ninguém nunca os procurou para orientá-los corretamente.

Como a American Life pode ajudar no Seguro para Mototaxistas?

Agora que você, corretor, já tem informações e sabe da importância da proteção para essa classe, veja como a American Life pode te ajudar e ser sua parceira ideal com esse público. A seguradora criou e oferece um produto específico para esses profissionais.

O seguro para mototaxistas da American Life está justamente preocupado com a consequência da maior exposição de risco desse cliente: o acidente. Para tanto, é possível contratar uma apólice de seguro de vida com cobertura por Morte e Invalidez por Acidente, além do funeral advindo pela mesma razão.

Outro aspecto importante, oferecido pela American Life, é a Garantia Adicional de Diária por Incapacidade Temporária. Ela é necessária caso o motorista apenas se machuque e precise ficar afastado do seu trabalho por 30 dias. A cobertura garantirá uma renda durante esse afastamento. Isso faz com que o mototaxista e sua família não fiquem sem os proventos oriundos do trabalho necessários à manutenção da vida. Há franquia de 15 dias nesse caso.

Diferenciais da American Life no Seguro para Mototaxistas

Considerando o público envolvido, já é um diferencial a seguradora oferecer um seguro específico para a categoria de mototaxistas. Isso por si só já é um ganho para quem deseja trabalhar com esse público. A Garantia Adicional de Incapacidade Temporária também é outro diferencial da American Life para esse seguro e, surpreendentemente, é cumulativa com as coberturas por Morte e Invalidez.

Se você é corretor de seguros, sabe que a família do segurado que recebe indenização por invalidez em função de acidente e vem a falecer em menos de um ano em função do mesmo evento, receberá, posteriormente, o valor indenizatório por morte com descontos da indenização por invalidez. No caso do seguro da American Life, no entanto, se esse valor for superior ao valor da indenização por morte, não será cobrada a devolução da diferença.

Tendo em vista esse panorama, o corretor de seguros tem em mãos um excelente produto para aumentar suas vendas, uma vez que prospectará um público inexplorado e com necessidade de proteção urgente. As objeções nessa venda serão mínimas, mas ainda assim o corretor precisa estar preparado para elucidar os diferenciais, bem como as regras do seguro para mototaxistas.

Lembre-se de consultar se seu prospect está regulamentado, pois esse detalhe é condição básica para nosso seguro. Fale com um de nossos representantes e faça o seu cadastro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Confira também estes outros conteúdos: