O mundo do trabalho mudou muito nas últimas décadas e, hoje, o trabalho do corretor de seguros é bem diferente do que era no passado. Porém, muitos profissionais do mercado não acompanharam as mudanças e não usufruem das ferramentas que otimizam seu tempo e trazem mais autonomia, como também não possuem a organização necessária para que o fluxo de venda de seguros não seja prejudicado.
Neste conteúdo, vamos ajudar o corretor de seguros a otimizar o seu tempo e sair um pouco dos processos operacionais, focando na conexão e relacionamento com (potenciais) clientes e podendo, assim, almejar receitas maiores.
Confira nossas dicas e se prepare para os bons negócios.
Ferramentas e métodos que podem ajudar o corretor a ser mais organizado e efetivo na venda de seguros
Segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), o setor de seguros vem mantendo um bom desempenho e apresentando forte crescimento em comparação a 2021. Nos quatro primeiros meses do ano, por exemplo, a expansão foi de 16,5%.
De um lado, a expansão do setor nos primeiros quatro meses do ano foi sustentada pelo bom desempenho de ramos de grande participação no mercado, como o de automóveis (26%) e seguro rural (35,7%), e, de outro, pelo forte crescimento de seguros de grandes riscos (50,8%) e riscos de engenharia (91,2%).
Porém muitos corretores ainda não dominam as ferramentas necessárias para aumentar sua produtividade, captar mais clientes e, assim, aproveitar o bom momento do mercado.
5 ferramentas e métodos para ajudar o corretor na venda de seguros
1. Utilize um aplicativo para gestão comercial (CRM)
Muitos corretores ainda não trabalham com ferramentas de gestão comercial e continuam arquivando dados e informações sobre a venda de seguros em cadernos, pastas e planilhas do Excel. Ou seja, ainda trabalham da mesma forma que há 10 anos.
O problema é que esse tipo de controle não é nada produtivo e não tem espaço em um mundo tão conectado, que exige que as ações e decisões sejam cada vez mais ágeis.
Atualmente, se o corretor de seguros deseja ser mais produtivo e organizado, é fundamental contar com um cadastro centralizado de clientes e o histórico de cada contato.
Por isso, investir em um CRM é fundamental para o corretor de seguros cujo objetivo é manter o relacionamento com os seus clientes, melhorar a produtividade e desenvolver novas e melhores estratégias para elevar o nível de atendimento.
2. Use ferramentas para organizar suas rotinas
Soluções tecnológicas e aplicativos podem automatizar e agilizar ações, trazendo mais dinamismo ao dia a dia do corretor de seguros. Elas podem te auxiliar em processos específicos do mercado segurador, como também em questões práticas comuns a todo tipo de negócio, tal como gestão administrativa, financeira ou comercial.
E na hora de escolher quais ferramentas farão parte da sua rotina de trabalho, vale procurar por indicações em entidades de classe e de colegas do mercado.
Essas são excelentes formas de encontrar as melhores opções para organizar sua rotina e fluxo de trabalho e, assim, aumentar a produtividade de toda a equipe. Usando a tecnologia, qualquer trabalho fica mais fácil e, com a venda de seguros, não seria diferente.
Se a ideia é melhorar ainda mais o dia a dia da sua corretora, vale a pena conferir nossas 5 dicas para melhorar o dia a dia do corretor de seguros.
3. Esteja atento a cada passo do funil de vendas
Quer vender mais e de maneira mais ágil? Mantenha o controle sobre suas negociações. Isso só é possível ficando atento ao funil de vendas, ou seja, definindo as etapas relevantes para seus processos comerciais, acompanhando a evolução dos negócios e fazendo projeções.
Seja no contato inicial, no envio de proposta, na negociação ou no fechamento, o corretor deve estar focado em entender todas as necessidades do cliente para oferecer as soluções adequadas.
O bom atendimento é crucial em qualquer negócio, pois é através dele que novas portas se abrem, fazendo com que seja possível conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.
4. Acompanhe suas métricas
O sucesso na venda de seguros não vem de uma hora para outra. É fruto de trabalho duro e de muito planejamento rumo ao crescimento da sua carteira.
Mas para que esse planejamento seja eficaz, é preciso acompanhar em tempo real os avanços do negócio por meio das métricas. Escolha quais métricas de vendas são as mais importantes para atingir seus objetivos.
Por exemplo, se o mais importante para você é atender seus clientes de forma rápida, a métrica escolhida pode ser o prazo de contato com o lead.
Então, uma vez escolhidas as métricas, sempre que elas ficarem fora do esperado, estude os motivos pelos quais as metas não foram atingidas, altere o seu planejamento e tome as decisões que achar necessárias.
5. Invista no aprendizado contínuo
Tudo muda o tempo todo por aqui: novas tecnologias, novas tendências e novos nichos, ou seja, o mercado de seguros, além de ser altamente competitivo, evolui rapidamente e exige que você esteja sempre se atualizando e aprimorando seus conhecimentos.
A qualificação e capacitação contínua é algo obrigatório no segmento de seguros, podendo ser interessante tanto diversificar sua área de conhecimento quanto se especializar em algum nicho específico.
Procure cursos e especializações em instituições consolidadas como o Sebrae e a Escola Nacional de Seguros (ENS).
Conclusão
Incluir essas ferramentas e métodos de trabalho no dia a dia da sua corretora fará toda a diferença quando o assunto for produtividade, organização e, também, otimização do tempo.
Saia da zona de conforto, invista em novos processos e observe a venda de seguros aumentar. Nada muda se você não mudar a maneira como faz as coisas.
Para te ajudar ainda mais na sua busca por sucesso, confira nosso artigo: Multicálculo – Entenda como funcionam os multicálculos de seguro