Saia do operacional: 5 dicas para se organizar e aumentar a venda de seguros

Confira nossas dicas de ferramentas e métodos que vão te ajudar na organização e aumento da produtividade na venda de seguros.

O mundo do trabalho mudou muito nas últimas décadas e, hoje, o trabalho do corretor de seguros é bem diferente do que era no passado. Porém, muitos profissionais do mercado não acompanharam as mudanças e não usufruem das ferramentas que otimizam seu tempo e trazem mais autonomia, como também não possuem a organização necessária para que o fluxo de venda de seguros não seja prejudicado. 

Neste conteúdo, vamos ajudar o corretor de seguros a otimizar o seu tempo e sair um pouco dos processos operacionais, focando na conexão e relacionamento com (potenciais) clientes e podendo, assim, almejar receitas maiores.

Confira nossas dicas e se prepare para os bons negócios. 

Ferramentas e métodos que podem ajudar o corretor a ser mais organizado e efetivo na venda de seguros 

Segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), o setor de seguros vem mantendo um bom desempenho e apresentando forte crescimento em comparação a 2021. Nos quatro primeiros meses do ano, por exemplo, a expansão foi de 16,5%. 

De um lado, a expansão do setor nos primeiros quatro meses do ano foi sustentada pelo bom desempenho de ramos de grande participação no mercado, como o de automóveis (26%) e seguro rural (35,7%), e, de outro, pelo forte crescimento de seguros de grandes riscos (50,8%) e riscos de engenharia (91,2%). 

Porém muitos corretores ainda não dominam as ferramentas necessárias para aumentar sua produtividade, captar mais clientes e, assim, aproveitar o bom momento do mercado. 

5 ferramentas e métodos para ajudar o corretor na venda de seguros 

1. Utilize um aplicativo para gestão comercial (CRM) 

Muitos corretores ainda não trabalham com ferramentas de gestão comercial e continuam arquivando dados e informações sobre a venda de seguros em cadernos, pastas e planilhas do Excel. Ou seja, ainda trabalham da mesma forma que há 10 anos. 

O problema é que esse tipo de controle não é nada produtivo e não tem espaço em um mundo tão conectado, que exige que as ações e decisões sejam cada vez mais ágeis. 

Atualmente, se o corretor de seguros deseja ser mais produtivo e organizado, é fundamental contar com um cadastro centralizado de clientes e o histórico de cada contato. 

Por isso, investir em um CRM é fundamental para o corretor de seguros cujo objetivo é manter o relacionamento com os seus clientes, melhorar a produtividade e desenvolver novas e melhores estratégias para elevar o nível de atendimento. 

2. Use ferramentas para organizar suas rotinas 

Soluções tecnológicas e aplicativos podem automatizar e agilizar ações, trazendo mais dinamismo ao dia a dia do corretor de seguros. Elas podem te auxiliar em processos específicos do mercado segurador, como também em questões práticas comuns a todo tipo de negócio, tal como gestão administrativa, financeira ou comercial.

E na hora de escolher quais ferramentas farão parte da sua rotina de trabalho, vale procurar por indicações em entidades de classe e de colegas do mercado. 

Essas são excelentes formas de encontrar as melhores opções para organizar sua rotina e fluxo de trabalho e, assim, aumentar a produtividade de toda a equipe. Usando a tecnologia, qualquer trabalho fica mais fácil e, com a venda de seguros, não seria diferente. 

Se a ideia é melhorar ainda mais o dia a dia da sua corretora, vale a pena conferir nossas 5 dicas para melhorar o dia a dia do corretor de seguros

3. Esteja atento a cada passo do funil de vendas 

Quer vender mais e de maneira mais ágil? Mantenha o controle sobre suas negociações. Isso só é possível ficando atento ao funil de vendas, ou seja, definindo as etapas relevantes para seus processos comerciais, acompanhando a evolução dos negócios e fazendo projeções. 

Seja no contato inicial, no envio de proposta, na negociação ou no fechamento, o corretor deve estar focado em entender todas as necessidades do cliente para oferecer as soluções adequadas. 

O bom atendimento é crucial em qualquer negócio, pois é através dele que novas portas se abrem, fazendo com que seja possível conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. 

4. Acompanhe suas métricas 

O sucesso na venda de seguros não vem de uma hora para outra. É fruto de trabalho duro e de muito planejamento rumo ao crescimento da sua carteira. 

Mas para que esse planejamento seja eficaz, é preciso acompanhar em tempo real os avanços do negócio por meio das métricas. Escolha quais métricas de vendas são as mais importantes para atingir seus objetivos. 

Por exemplo, se o mais importante para você é atender seus clientes de forma rápida, a métrica escolhida pode ser o prazo de contato com o lead. 

Então, uma vez escolhidas as métricas, sempre que elas ficarem fora do esperado, estude os motivos pelos quais as metas não foram atingidas, altere o seu planejamento e tome as decisões que achar necessárias. 

5. Invista no aprendizado contínuo 

Tudo muda o tempo todo por aqui: novas tecnologias, novas tendências e novos nichos, ou seja, o mercado de seguros, além de ser altamente competitivo, evolui rapidamente e exige que você esteja sempre se atualizando e aprimorando seus conhecimentos. 

A qualificação e capacitação contínua é algo obrigatório no segmento de seguros, podendo ser interessante tanto diversificar sua área de conhecimento quanto se especializar em algum nicho específico. 

Procure cursos e especializações em instituições consolidadas como o Sebrae e a Escola Nacional de Seguros (ENS). 

Conclusão 

Incluir essas ferramentas e métodos de trabalho no dia a dia da sua corretora fará toda a diferença quando o assunto for produtividade, organização e, também, otimização do tempo. 

Saia da zona de conforto, invista em novos processos e observe a venda de seguros aumentar. Nada muda se você não mudar a maneira como faz as coisas. 

Para te ajudar ainda mais na sua busca por sucesso, confira nosso artigo: Multicálculo – Entenda como funcionam os multicálculos de seguro

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