Veja as dicas da American Life de como fidelizar clientes

Descubra nossas principais dicas para você incluir em seu dia a dia que vão te ajudar a fidelizar clientes.

Independentemente do segmento que você atua, a concorrência está cada vez maior, e fidelizar clientes passou a ter uma importância muito grande. 

Se você quer fazer a diferença em sua trajetória enquanto corretor de seguros, inevitavelmente você terá que aprender a fidelizar clientes para ter segurança financeira.    

Pensando em facilitar o trabalho dos corretores que estão entrando no mercado, elaboramos este artigo com algumas dicas para você implementar em sua corretora de seguros.  

Prestação de Serviços para fidelizar clientes 

Primeiramente, é importante que o corretor não esqueça que ele é um prestador de serviços, e que o atendimento é até mais importante que uma proposta comercial vantajosa. 

O corretor de seguros precisa ter a consciência de que a função dele vai muito além do conhecimento técnico, passa também pela agilidade, compartilhamento de informações importantes e relevantes que vão surpreender e proporcionar ao seu cliente um encantamento e, consequentemente, fidelizar clientes.  

Dicas da American Life para fidelizar clientes 

Atendimento Personalizado  

Atualmente, é inadmissível ao corretor apresentar uma proposta comercial genérica e padronizada para seus clientes. É importante se antecipar e solicitar alguns dados para você ter dados para apresentar uma proposta irrecusável, além de fazer o cliente se sentir único, diferenciado.  

Outro ponto importante e um diferencial no mercado é você conhecer a exposição a riscos de seus clientes para poder oferecer um produto sob medida, fazendo com que seu cliente pague exatamente pelos serviços que ele utiliza, evitando desperdício de dinheiro e aumentando a satisfação do seu cliente.

Ficar atento aos detalhes é outro ponto muito importante para encontrar o cliente ideal.

5 dicas de como encontrar o cliente ideal 

Muitos profissionais deixam de notar detalhes importantes que fazem toda a diferença, principalmente em uma proposta comercial em que o corretor precisa ter a preocupação de transmitir um ar de profissionalismo. Isso ajuda a fidelizar clientes porque fará ele notar que o corretor teve preocupação e interesse em fazer um trabalho diferenciado para atendê-lo.  

É importante que o corretor esteja próximo do seu cliente, fazendo visitas periódicas, acompanhando a rotina de seus clientes e não se esquecendo de datas importantes que possam fazer toda a diferença.  

Corretor além da barganha: 4 dicas para fidelizar clientes de seguros 

Nesse sentido, muitas empresas estão adotando o CRM (Customer Relationship Management), um programa de relacionamento com seus clientes.  

Você, corretor de seguros, ao ter um bom relacionamento com seu cliente, poderá solicitar para ele um feedback para que você possa aperfeiçoar o seu atendimento. 

Esse trabalho pode ser feito pessoalmente ou através de um questionário enviado por e-mail, por exemplo, mas sempre atento a possíveis exageros.  

Cross-selling e up-selling  

Outra tática que você precisa incluir nas rotinas da sua corretora de seguros, para fidelizar clientes, é o cross-selling e o up-selling. Todos que trabalham com vendas precisam utilizar essa técnica.  

Na prática, o cross-selling é o ato de vender produtos complementares àqueles que o seu cliente já comprou.  

A nossa recomendação, ao aplicar essa técnica, é ser cuidadoso, pois muitos leigos entendem que isso é uma venda casada – o que é proibido por lei.  

O up-selling é um pouco diferente. Com o tempo, os serviços também vão evoluindo e você pode oferecer um produto novo, muitas vezes, com mais vantagens, trazendo benefícios para seu cliente e, consequentemente, deixando-o sempre motivado a permanecer com você.

A segmentação   

É importante para facilitar a comunicação, pois permite que o corretor faça grupos com perfis e necessidade semelhantes. Dessa forma, facilita a sua comunicação e divulgação de matérias de interesse do grupo. 

Qualidade   

Quando falamos de qualidade, não estamos nos referindo somente ao seu conhecimento técnico, mas também a:  

  • Apresentação pessoal
  • Comunicação
  • Pontualidade 
  • Interesse em resolver os problemas do seu cliente
  • Proposta comercial

Ou seja, qualidade é uma série de ações que vão ajudá-lo a fidelizar clientes.  

Empatia  

Simpatia e empatia são ferramentas necessárias quando o assunto é fidelizar clientes. Ter um bom relacionamento com o cliente permite que você mostre todo o seu profissionalismo, passando mais confiança e seriedade para ele.  

O corretor precisa ter o dom de ouvir o cliente, pois ajuda a obter informações importantes, como suas necessidades. Isso possibilita que você conheça melhor o seu cliente, além de proporcionar soluções.  

Ferramentas Digitais  

Atualmente, a vida está cada vez mais digital, fazendo com que surjam novas tecnologias e ferramentas de contato com seus clientes, como WhatsApp, SMS e e-mail. 

Atenção! Tome cuidado para não exagerar nas mensagens e passar a imagem de ser um profissional chato e virar SPAM.  

Uma dica importante e valiosa é se relacionar com seu cliente no ambiente onde ele se sentir mais adaptado.  

Com várias outras ferramentas disponíveis, nosso objetivo é te informar sobre como aumentar a produtividade em sua corretora, melhorando o atendimento e todas as etapas que, se implementadas, vão ajudá-lo a fidelizar clientes e aumentar suas vendas. 

A American Life vestiu a camisa de apoio ao corretor de seguros. Seja um corretor American Life

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