Gestão de Processos: o que o corretor de seguros não pode negligenciar

Confira 3 dicas para melhorar a gestão de processos da sua corretora e também aumentar suas vendas.

Em qualquer tipo de negócio, a falta de um processo de gerenciamento adequado pode ser um grande problema e, no mercado de seguros, não é diferente. Muitos profissionais do ramo ignoram essa etapa e acabam sendo afetados de forma negativa quando o assunto é o fluxo de vendas.

Ter um bom gerenciamento de processos é importantíssimo para ter um bom retorno. Neste conteúdo, vamos te mostrar 3 dicas para você fazer a gestão de processos da sua corretora de forma eficiente.

Confira nossas dicas e bons negócios!

O que é gestão de processos e qual é a sua importância

Entende-se por gestão de processos as ações que têm por objetivo otimizar os processos organizacionais da sua empresa.

Assim, você, como gestor da corretora, deverá identificar todos esses processos para, em seguida, desenvolvê-los, documentá-los e monitorá-los.

A gestão de processos não envolve apenas as tarefas realizadas pelo gestor, mas todas aquelas realizadas pelos membros da equipe. Ou seja, para melhorar esses processos, é preciso analisar como o trabalho de cada um é feito e de que forma eles podem ser melhorados.

Ao adotar a gestão de processos, você passa a conhecer melhor o seu negócio e, assim, pode focar no que precisa para fidelizar clientes, aumentar sua carteira e conseguir fechar cada vez mais vendas. Veja os 7 passos para você fidelizar os clientes da sua carteira.

Assim, entre as principais vantagens da gestão de processos na sua corretora, podemos citar:

  • Tomadas de decisão mais rápidas;
  • Redução dos custos;
  • Otimização do tempo;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Padronização e transparência dos processos;
  • Distribuição adequada dos recursos.

3 dicas para criar uma boa gestão de processos em corretoras de seguro

1. Mapeamento

O primeiro passo para uma boa gestão de processos na sua corretora é mapear os processos que você já possui e ver o que precisa mudar ou acrescentar. Com ele, é possível fazer um diagnóstico da corretora e saber o que está funcionando, o que precisa mudar e o que deve ser definitivamente eliminado.

Entre os objetivos do mapeamento de processos podemos citar:

  • Compreender como os processos funcionam na prática;
  • Melhorar os processos;
  • Produzir documentação estruturada e coesa sobre os processos da empresa;
  • Padronizar os processos e, assim, garantir que eles sejam executados da melhor maneira possível;
  • Promover mudanças profundas em processos.

O mapeamento de processos deve ser feito em três etapas:

  1. Defina quais processos serão mapeados;
  2. Monte um mapa do processo escolhido;
  3. Verifique e valide o mapeamento do processo.

2. Automação de processos

Você, com certeza, já deve fazer ter ouvido falar de softwares que possibilitam um controle maior das suas atividades e otimização de tempo, certo?

Pois existem ferramentas no mercado destinadas à automação de tarefas de trabalho, essenciais para uma boa gestão de processos. Por exemplo, se você envia os mesmos modelos de e-mail com frequência, é uma ótima ideia poder contar com um software de automação de e-mail marketing para fazer esses disparos.

O CRM (Customer Relationship Management) também é uma ferramenta muito útil, já que reúne informações preciosas sobre os clientes. É possível anotar todas as informações pertinentes sobre o seu cliente para construir uma relação com mais confiança e, com todas essas informações em mãos, fica mais fácil fidelizar o cliente atual e, consequentemente, ganhar a indicação de um novo.

No mais, um sistema de gestão, quando bem instalado numa corretora de seguros, pode realizar uma revolução na organização e no fluxo de trabalho. As empresas de tecnologia estão desenvolvendo e aprimorando softwares e aplicativos para otimizar tarefas de controle de dados, informações e cálculos úteis no dia a dia das empresas que atuam no mercado de corretagem.

Para melhorar ainda mais a gestão de processos da sua corretora, vale a pena conferir nosso artigo que traz 5 dicas para melhorar o dia a dia do corretor de seguros.

3. Acompanhamento

Não adianta mapear os processos da corretora e investir em excelentes ferramentas de automação se você não conseguir analisar os processos feitos, bem como medir, a partir de indicadores, sua efetividade para calcular o avanço que está sendo feito.

Se o trabalho executado não estiver atendendo às metas estabelecidas, é possível transformar o processo para que ele corresponda ao que foi planejado e, dessa forma, consiga levar a empresa a atingir os seus objetivos.

Você pode definir alguns Indicadores-chave de desempenho, os famosos KPIs (Key Performance Indicator), que vão apontar as métricas mais importantes para o sucesso do seu negócio, revelando quais estratégias funcionam (ou não), como é possível reduzir custos, os pontos que exigem mais atenção e os desafios a serem vencidos.

Importante: mantenha todos os indicadores sob controle e não deixe de fazer os ajustes que julgar necessários.

Conclusão

Se você sempre busca informações para o aprimoramento de seus processos, aumentam as chances de crescimento das suas vendas, assim como a qualidade dos serviços e o volume das vendas.

Além dessas dicas mencionadas acima, é preciso capacitar sua equipe e incentivar o crescimento profissional por meio de treinamentos, cursos e, claro, muito diálogo.

Não se acomode e procure evoluir sempre, essa é a única forma de fazer sua corretora crescer e alcançar todas as metas estabelecidas, sejam elas de curto ou longo prazo.

Quer saber mais sobre como melhorar a gestão de uma corretora de seguros? Então confira nosso conteúdo: Vendas – O que você está fazendo de errado.

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