Entenda melhor como um bom atendimento pode ser essencial para a atração e retenção do seu cliente
Mesmo com sua importância para fidelizar clientes, o atendimento das empresas está deixando a desejar. É o que indica a pesquisa da Zendesk: apenas 43% dos consumidores entendem que o atendimento é um tema tratado com seriedade pelas empresas, ou seja, menos da metade dos clientes mostra-se minimamente satisfeita com o atendimento que recebe.
Manter um bom padrão de atendimento, além de facilitar a retenção dos clientes para a sua corretora de seguros, ajuda o cliente a entender o seu serviço ou produto. No fim, isso torna a sua marca mais humana e próxima do seu público-alvo. É um círculo vicioso de sucesso que você precisa começar a retroalimentar.
Desse modo, separamos neste artigo as principais dicas para você conseguir fidelizar clientes em sua corretora. Também mostraremos como uma seguradora pode ser a parceira perfeita para acelerar o sucesso do seu negócio. Boa leitura!
7 dicas para fidelizar clientes
Com foco no dia a dia das corretoras de seguros, escolhemos 7 dicas principais que podem ser seguidas desde já para fidelizar clientes em corretoras de seguros. Caso não seja possível uma aplicação imediata, recomendamos levá-las em consideração nos planejamentos futuros do seu negócio. Confira!
1. Foque totalmente no cliente
Dica muito próxima dos ensinamentos do marketing, o foco das vendas precisa ser orientado não a um produto, mas a resolver a dor das pessoas.
Ou seja, mais do que vender seguro de vida ou seguro auto, uma corretora de seguros tem o dever de ajudar as pessoas a se planejarem financeiramente contra imprevistos múltiplos.
Isso exige, sobretudo, uma escuta mais ativa por parte dos corretores. Na dúvida, repita os problemas relatados por seu cliente a partir de outras palavras, para comprovar o real entendimento. Investir no atendimento de qualidade também é visto como estratégia de competitividade dentro de um mercado tão disputado quanto o de seguros, essencial para você começar a fidelizar clientes.
2. Personalize o serviço
Sempre que possível, é necessário, pelo menos, conhecer os clientes mais fiéis e próximos do seu negócio. Isso quer dizer que, além de chamá-los diretamente pelo nome, quando houver intimidade para tal, o ideal é que você consiga adaptar o seu serviço às principais características e demandas dos mesmos.
Ao lidar com o cliente nas mídias sociais, por exemplo, busque responder cada dúvida pessoalmente, lembrando-se sempre de como funciona uma interação normal entre duas pessoas. O uso da criatividade para encontrar soluções, em geral, auxilia na personalização do seu serviço e na hora de fidelizar clientes.
Personalização é ainda mais importante quando você lida com novos segmentos nos quais existe pouca atuação dos corretores, mas alto potencial de vendas. Afinal, quando o próprio cliente conhece pouco sobre seu serviço, a melhor forma de convencimento é tendo uma conversa franca e próxima.
3. Tenha linguagem clara e acessível
Nos melhores cenários, toda comunicação de uma empresa, seja online ou offline, precisa estar de acordo com a linguagem utilizada por seu público. Um vendedor consegue atingir seu objetivo quando ele encontra uma maneira de falar sobre o tema da empresa usando a linguagem do seu cliente.
Por isso, a comunicação digital pode ser de grande inspiração para o seu tema. Busque perfis ou páginas que abordam, de modo bem-humorado ou leve, o serviço que você presta ao cliente. Assim, você consegue ter mais inspiração para encontrar modos criativos de se comunicar com o seu consumidor.
Em determinada medida, essa é uma busca por um atendimento que não seja robotizado. Buscar discutir os recursos e usos do seu serviço de modo inteligente e que desperte a curiosidade do seu cliente é o principal desafio para fidelizar clientes por meio dos canais de comunicação.
4. Mantenha a transparência
Muito além da simples compra impulsiva, o que mantém uma corretora de seguros com as portas abertas são as relações construídas ao longo do tempo com todos os públicos de interesse envolvidos. Afinal, o importante é o consumidor que volta e cria laços com seu negócio, e não aquele que, apenas por questões financeiras, facilmente o troca por outra corretora.
Por isso, não vale a pena correr o risco de ser considerado desonesto pelo seu consumidor. Além de gerar desconfiança, pode trazer coisas ainda piores: desencontros, desentendimentos, marketing negativo e, até processos judiciais.
Explique com calma e tranquilidade todos os pontos das apólices e esclareça todas as dúvidas. Um exemplo da necessidade de foco na transparência é a cobertura de doenças graves, a qual o corretor precisa explicar detalhadamente o que está incluído ou não no contrato.
5. Diversifique os canais
Hoje em dia, a regra é buscar ser uma marca omnichannel, ou seja, estar presente em diversos canais de comunicação. O consumidor deseja ser prontamente atendido quando tiver uma dificuldade. Por isso, a empresa precisa facilitar contatos via chat, mídias sociais, e-mail e telefone.
Além disso, é importante que uma empresa ou marca considere que o contato com o cliente seja feito considerando as especificidades de cada mídia. Os conteúdos publicados no Instagram, uma mídia de maior descontração, que privilegia os vídeos e é focada nas vendas, deve ser diferente do que é mostrado no LinkedIn, onde o foco profissional é mais constante.
6. Monitore constantemente
Um dos trabalhos relacionados ao bom atendimento é “desvendar” a necessidade do cliente antes mesmo que ela se manifeste de modo mais latente. Por isso, o monitoramento, por meio de análise de dados, questionários e entrevistas, mostra-se essencial para o dia a dia de uma marca.
A partir de dados, é possível otimizar as estratégias e ações da empresa, além de superar as expectativas da audiência. Além das ferramentas existentes para a análise de comentários e dados, a velha e boa conversa direta com o cliente pode deixar mais claras as reações e sentimentos de seus consumidores com o seu serviço, impulsionando insights para melhorias.
7. Responda frequentemente
Por fim, o tempo faz diferença no atendimento ao consumidor e ajuda a fidelizar clientes. Não é só uma questão de “ser rápido” e responder de qualquer forma. A ideia é que as marcas sejam ágeis e demonstrem cuidado. Afinal, ninguém quer ficar em “filas” esperando o retorno das empresas.
Os cuidados para o bom atendimento são muitos, mas esses foram alguns dos que consideramos principais. O importante é que você esteja predisposto a atender bem. Como disse Mário Persona, um dos pioneiros na Internet brasileira:
Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas sim uma postura a ser cultivada.
É por isso que a American Life poderá ser importante para a sua corretora fidelizar clientes! Temos, além de serviços específicos, um suporte completo para um atendimento mais humanizado, que te ajuda a resolver as reais dores do seu consumidor.
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