5 dicas para melhorar o dia a dia do corretor de seguros

Em um momento de mudanças no modo de trabalho, confira nossas 5 dicas de como melhorar o dia a dia do corretor de seguros por meio da tecnologia.

Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo do trabalho passou por profundas transformações e, com os corretores de seguros, não poderia ser diferente. É exatamente por isso que elaboramos este conteúdo com cinco dicas para melhorar o dia a dia do corretor de seguros por meio da tecnologia.

Confira as ferramentas que vão revolucionar o seu modo de trabalhar, trazendo mais organização e produtividade.

As mudanças no mercado de trabalho dos corretores de seguros

O corretor de seguros é peça fundamental em um mercado que não para de crescer e que atinge cifras bilionárias no Brasil. É ele o profissional responsável por avaliar os riscos e oportunidades dos clientes e, assim, ajudá-los na hora de contratar o melhor seguro.

Nos sete primeiros meses de 2021, o setor de seguros arrecadou R$ 172,46 bilhões, o que significa um crescimento de 16,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Susep.

Entre os segmentos que estão se destacando pela forte retomada, aparecem os seguros de danos, com crescimento de 14,1% na arrecadação de prêmios no acumulado de 2021, e os seguros de pessoas, com alta de 20,6% na comparação anual.

Porém, no último ano, junto a milhares de outros profissionais, o corretor de seguros se viu obrigado a trabalhar em home office, o que nem sempre é a melhor alternativa, uma vez que eles exercem muito trabalho de campo.

Com isso, em conjunto com o fato do setor de seguros se apresentar como um dos mais digitalizados da nossa economia, muitos corretores foram forçados a adotar formas para incrementar a tecnologia em seu lar para continuar suas operações em modo home office.

Ou seja, neste novo cenário que se desenhou, não dá mais para fugir da transformação digital e é preciso inserir novas tecnologias na rotina. Sem elas, o trabalho de corretagem é inviável.

Quer saber como fazer isso? Confira abaixo nossas dicas para melhorar o dia a dia do corretor de seguros.

Dicas para melhorar o dia a dia do corretor de seguros

1. Realizar agendamentos por e-mail

Agendamentos on-line se tornaram mais populares nos últimos tempos. Afinal, os agendamentos presenciais foram evitados e nem sempre o telefone consegue atender à demanda.

Assim, dominar uma ferramenta de agendamentos por e-mail pode ser uma excelente forma de melhorar o dia a dia do corretor de seguros, pois ela traz mais praticidade e agilidade aos atendimentos.

Além do agendamento em si, essas soluções tecnológicas permitem que você programe o envio de confirmações e lembretes do agendamento, seja por e-mail ou SMS. Dessa forma, seus clientes poderão se programar para a data desejada e você não correrá o risco de perder tempo ou mesmo outros compromissos importantes.

2. Armazenamento em nuvem de documentos

Já imaginou poder acessar qualquer documento de qualquer lugar ou dispositivo? Isso com certeza facilitaria muito o seu trabalho, certo? Pois é justamente isso que o armazenamento em nuvem pode proporcionar.

Serviços de armazenamento em nuvem podem guardar os seus mais diversos arquivos em servidores on-line. Com isso, todas as pessoas da empresa podem acessá-los de qualquer lugar, sem precisarem armazená-los no celular ou no computador.

Essa tecnologia ainda apresenta outra vantagem. Por ter um direcionamento de serviços específicos para essa função e uma estratégia de segurança direcionada exclusivamente a ela, a nuvem é muito mais segura do que, por exemplo, um armazenamento em dispositivo pessoal, como um computador.

3. Investir em capacitação

Esta é uma daquelas dicas que talvez nem precise ser mencionada. Todo profissional que deseja crescer na carreira e obter sucesso sabe que necessita estar em constante processo de capacitação.

É preciso saber lidar com todas as modernas ferramentas de trabalho, bem como dominar as melhores técnicas de atendimento para ter um bom relacionamento com os clientes. E isso só é possível com capacitação e treinamento.

Com o aprimoramento constante, corretores de seguros estarão sempre prontos para lidar com as mais diversas situações que possam surgir no dia a dia de trabalho.

4. Uso de CRM

Um Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão do Relacionamento com Clientes é uma ferramenta que reúne informações preciosas sobre os clientes, para você poder aproveitá-las posteriormente de alguma forma.

Com um sistema de CRM, você pode anotar informações pertinentes sobre o seu cliente para construir uma relação com mais confiança. Por exemplo, qual foi a data em que vocês se conheceram, quais são os interesses dele, o nome dos familiares, aniversário e data de vencimento dos contratos. Ou seja, você terá vários dados importantes que você não lembraria de cabeça.

Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil fidelizar o cliente atual e, por consequência, ganhar a indicação de um novo. O cliente fidelizado e satisfeito tem grande probabilidade de indicar a sua corretora de seguros para um amigo. Afinal, a escolha da compra de um seguro é feita principalmente com base na confiança, e um cliente estará muito mais propenso a fazer um orçamento com um corretor de seguros que foi bem indicado por alguém conhecido.

5. Uso de assinatura eletrônica

O corretor de seguros precisa lidar com inúmeros contratos e documentos no seu dia a dia e, até bem pouco tempo, a assinatura e a validação desses documentos era feita de maneira tradicional, ou seja, de forma manual e com muitos carimbos. Dessa forma, perdia-se muito tempo e havia um aumento considerável dos custos administrativos para os corretores e seguradoras.

Entretanto, para melhorar o dia a dia do corretor de seguros, hoje é possível criar, assinar e entregar documentos, de forma rápida e segura, com uma assinatura eletrônica. Chega de impressões e digitalizações de documentos impressos. Tudo é feito de forma on-line, sem filas e burocracia.

Além de trazer segurança e velocidade, essa solução é personalizada de acordo com as necessidades do mercado de seguros. Ou seja, não há desculpas para não ser usada.

Gostaria de saber mais sobre a assinatura eletrônica? Então acesse agora mesmo o infográfico “Passo a Passo de como utilizar uma assinatura eletrônica” e conheça tudo que essa plataforma pode fazer para melhorar o dia a dia do corretor de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Confira também estes outros conteúdos: