A transformação digital e seus impactos no dia a dia das corretoras de seguros

A transformação digital é um caminho sem volta para as empresas. Neste artigo, vamos te mostrar como ela é importante para a sobrevivência e o dia a dia das corretoras de seguros.

A transformação digital já é uma realidade consolidada no mercado corporativo, incluindo o mercado de seguros. Assim, em um mundo cada vez mais conectado e movido a dados, é fundamental que todas as inovações trazidas por ela façam parte do dia a dia das corretoras de seguros.

Essas novas ferramentas e técnicas devem ser vistas como oportunidades para se poder atuar com mais eficiência e, assim, alcançar mais facilmente as metas e objetivos do negócio.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a transformação digital no dia a dia das corretoras de seguros? Então confira agora mesmo este conteúdo especial que preparamos para você. Boa leitura!

O que é a transformação digital

A transformação digital é um movimento que visa a inovação. Sua proposta é que as empresas busquem na tecnologia maneiras para melhorar o desempenho, aumentar seu alcance e, assim, conquistar resultados ainda mais positivos.

No entanto, a transformação digital só é possível quando a empresa muda sua visão sobre os processos internos. E, mais do que isso, é preciso manter o foco na experiência do usuário para inovar nos produtos, serviços e modelos de negócios e estar preparado para utilizar as mais variadas ferramentas tecnológicas, como Blockchain, IoT, Inteligência Artificial, Big Data, entre outras.

Como a transformação digital impacta o dia a dia das empresas

A transformação digital e o uso de novas tecnologias trazem impactos positivos e podem melhorar o dia a dia das empresas nos seguintes aspectos:

Otimização de processos

Por meio de tecnologias que facilitam e automatizam tarefas, a transformação digital proporciona a otimização de processos. Muitas tarefas que antes eram feitas de forma manual passam a ser feitas com o uso da tecnologia, como: envio de e-mails, atualização de cadastros de clientes, conferência de dados, cálculos, assinatura de contratos e parte do atendimento aos clientes.

Aumento de produtividade

Quando se automatiza os processos da empresa, consequentemente há ganhos em produtividade. Afinal, os profissionais não precisam mais se preocupar com as tarefas que foram automatizadas, podendo se dedicar às questões realmente estratégicas.

Ganho de performance

Uma organização engajada na transformação digital melhora sua performance e sua capacidade de entrega. No mais, seus colaboradores se tornam mais abertos a mudanças para melhorar seus processos.

Satisfação do consumidor

A empresa pode usar as tecnologias e os sistemas disponíveis para melhorar a entrega de produtos, seu atendimento ou até mesmo seu conceito, melhorando sua imagem diante do consumidor.

Redução de custos

Quando usada da forma certa, a tecnologia permite que a empresa reduza custos e elimine desperdícios para não comprometer seus resultados financeiros. Ou seja, é possível diminuir significativamente gastos com erros manuais, investimentos incorretos e até profissionais. E, claro, como a automação aumenta a capacidade produtiva da empresa, isso acaba refletindo no caixa também.

Ganho de vantagem competitiva

Por fim, o maior impacto que a transformação digital traz para as empresas é o ganho de vantagem competitiva para o negócio. A tecnologia passa a ser usada para melhorar processos internos e também para auxiliar na tomada de decisões, o que faz com que as empresas ganhem força para lidar com os desafios do mercado.

A transformação digital no setor de seguros: seguradoras e corretoras

Se antes a transformação digital já era uma necessidade para seguradoras e corretoras, com a pandemia ela se tornou uma urgência.

Primeiro, há que se destacar que a crise da Covid-19 impactou o mercado de seguros de diferentes maneiras, visto que vida e saúde tiveram um aumento nos sinistros, enquanto viagens e automóveis sofreram um declínio. No entanto, todas as seguradoras sentiram mudanças na forma como seus clientes se relacionam com essas áreas.

Mesmo que mais de 90% das corretoras de seguros tradicionais sejam totalmente capazes de conduzir negócios remotamente, elas sentiram o impacto da pandemia na aquisição e retenção de novos clientes.

Segundo a pesquisa World InsurTech Report 2020, realizada pela Capgemini e Efma em 26 mercados, em julho, cerca de 61% das seguradoras acreditavam que a COVID-19 impactou a aquisição de novos clientes e 42% acreditavam que o novo coronavírus teve impacto na retenção de clientes. Em abril, esses números eram de 57% e 42%, respectivamente.

Mas não só isso. As BigTechs, com seus serviços inovadores, elevaram o nível de experiência e confiança dos clientes durante a pandemia, fornecendo aos consumidores processos à prova de crise, respostas em tempo real e atendimento intuitivo ao cliente.

Para competir com as BigTechs, atrair novos clientes e reter os antigos, as seguradoras precisam se concentrar em algumas prioridades, como:

  • Entregar experiência superior ao cliente;
  • Processos à prova de crise;
  • Entregar resposta em tempo real;
  • Oferecer um atendimento atencioso e de qualidade;
  • Utilizar armazenamento em nuvem;
  • Usar ferramentas que eliminem a burocracia e tornem os processos mais ágeis, como o uso da assinatura eletrônica.

Assim, se você quer manter seu negócio competitivo e capaz de obter sucesso no mercado de seguros, não há como fugir da transformação digital e de todas as novas tecnologias que estão disponíveis. Afinal, mais do que facilitarem o dia a dia das corretoras de seguros, elas são responsáveis pela sobrevivência da empresa em um mundo cada vez mais digital.

Para saber mais sobre as novas tecnologias que ajudam o corretor de seguros, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema. Clique aqui para acessá-lo. 

O uso da assinatura eletrônica nas corretoras de seguros

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