5 dicas para aproveitar o boom digital nos seguros

A tecnologia pode ser uma grande aliada para a sua corretora de seguros, mas é preciso saber aproveitar todo esse boom digital nos seguros da maneira certa. Por isso, selecionamos cinco dicas que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.

A tecnologia se tornou uma das grandes aliadas das pessoas, seja para uso pessoal ou corporativo. Com ela, as empresas e profissionais ganham competitividade e produtividade. Por isso, é importante saber como utilizar a tecnologia a seu favor e, assim, acompanhar as mudanças do mercado de seguros.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com dicas para a sua corretora aproveitar o boom digital no mercado de seguros. Confira tudo isso e muito mais. Bons negócios!

A importância da transformação digital no ramo de seguros

A transformação digital já é uma realidade consolidada no mercado corporativo e as corretoras de seguros não poderiam ficar de fora, certo? Assim, em um mundo cada vez mais conectado e movido a dados, é fundamental que todas as inovações tecnológicas também façam parte do dia a dia do mercado de seguros.

Entre os inúmeros benefícios trazidos pela tecnologia para os corretores de seguros, podemos mencionar:

  • Otimização de processos – Muitas tarefas que antes eram feitas de forma manual passam a ser feitas com o uso da tecnologia.
  • Maior produtividade – Quando há a automatização dos processos da corretora de seguros, consequentemente se ganha em produtividade.
  • Ganho de performance – Com tantas facilidades, é natural que a sua equipe melhore sua performance e sua capacidade de entrega.
  • Clientes mais satisfeitos – As tecnologias melhoram a entrega de produtos e serviços e o atendimento aos clientes, deixando-os muito mais satisfeitos.
  • Redução de custos – Com o uso das novas ferramentas, é possível diminuir significativamente gastos com erros manuais, investimentos incorretos e processos lentos.
  • Ganho de vantagem competitiva – O uso da tecnologia faz com que as corretoras de seguros ganhem força para lidar com os desafios de um mercado cada vez mais competitivo.

Dicas para colocar a transformação digital no dia a dia da sua corretora de seguros

1. Invista em ferramentas e sistemas de organização

O primeiro passo para deixar a sua corretora de seguros mais moderna e produtiva é investir em ferramentas e sistemas de organização.

Já imaginou ter um software que automatiza tarefas, como os envios de e-mails ou SMS? E mais, que auxilia na gestão do dia a dia da corretora de seguros, substituindo de vez todas as planilhas? Pois saiba que isso é possível com um sistema de gestão.

Por meio dele, ainda é possível ter acesso fácil a números, como valores das vendas, por meio de gráficos e relatórios e também ter total controle de comissionamento e dos resultados de cada membro do seu time de corretores.

Quer outra vantagem? Você pode ter acesso a todos esses dados de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, pois existem sistemas baseados em nuvem.

2. Invista em ferramentas de comunicação

Com o crescimento do trabalho remoto, principalmente no último ano, é mais do que necessário investir em ferramentas de comunicação interna e externa, pois é preciso se comunicar com sua equipe ou clientes de forma fácil, rápida, de qualquer lugar e a qualquer hora do dia.

O WhatsApp está entre as ferramentas de comunicação que podem revolucionar o dia a dia da sua corretora. Ele pode e deve ser usado pelos corretores de seguro para comunicação por texto, voz e chamadas telefônicas.

Por meio dele, tudo fica mais ágil e fácil, porque o app pode ser usado para comunicação interna entre os membros da sua equipe e também para fechar uma venda, enviar cotações e tirar dúvidas dos clientes.

O aplicativo pode ser usado ainda para estreitar o relacionamento com os clientes, por meio do envio de mensagens em datas especiais, ou até mesmo para repassar algum conteúdo interessante sobre seguros.

3. Invista em um novo perfil de colaboradores

Acompanhar as transformações tecnológicas exige do corretor de seguros flexibilidade e resiliência. Quanto mais aberto ele for às mudanças, mais fácil e rápida será a transição.

Assim, é fundamental investir em profissionais dispostos a trabalhar em um cenário movido por adaptações e preparados para um novo mundo.

4. Capacite-se para usar as ferramentas digitais

Por falar em corretores preparados, é fundamental se capacitar para usar as novas ferramentas digitais, pois nem sempre a curiosidade é suficiente. Afinal, não adianta ter os melhores aplicativos e ferramentas se sua equipe não estiver preparada para usá-los.

Dessa forma, não perca oportunidades de realizar cursos profissionalizantes e invista na criação e participação de uma rede de contatos informada e disposta a compartilhar novos conhecimentos.

5. Reveja o modo pelo qual você assina e repassa documentos

Já pensou em eliminar a enorme quantidade de papel da sua corretora, economizando custos com impressões, transporte e armazenamento de documentos e, ainda por cima, fazer da sua corretora de seguros uma empresa mais sustentável? Pois saiba que com as novas tecnologias isso é perfeitamente possível.

Com o uso da assinatura eletrônica, por exemplo, todo o fluxo de documentos de uma empresa pode ser efetivado digitalmente, a partir do suporte de outros recursos tecnológicos, como sistemas de integração de dados. É possível gerar o documento automaticamente, assinar e armazená-lo na nuvem. Ou seja, os contratos podem ser criados, revisados e assinados sem a necessidade de reunião presencial, a qualquer momento e em qualquer lugar, até mesmo pelo celular.

Com isso, você põe fim a uma enorme burocracia e morosidade para o fechamento de negócios.

Por fim, o uso de documentos digitais também é um passo a favor da sustentabilidade. Para se ter uma ideia, quando uma empresa gera 100 contratos de 10 páginas, está consumindo o equivalente a 1.000 litros de água, gerando 0,5 kg de lixo. Sem falar na emissão de CO2, que pode chegar a 6.800 kg.

Conheça a melhor plataforma de assinatura eletrônica

Agora que você já sabe como aproveitar o boom digital nos seguros, que tal conhecer uma plataforma de assinatura eletrônica?

Essa tecnologia permite que você envie documentos para assinatura com poucos cliques: basta fazer o upload do documento e informar quais são os signatários que devem efetuar a assinatura. Simples, rápido e com validade jurídica.

Com essa ferramenta, sua corretora pode economizar centenas de reais em impressões e papéis, o que contribui com o meio ambiente, e, além disso, retira toda a burocracia que a assinatura de um contrato no método tradicional traz aos clientes. Ou seja, o processo de fechamento de contrato se torna mais simples, ágil e uma experiência incrível para ambas as partes.

Se você quer manter seu negócio competitivo e capaz de obter sucesso no mercado de seguros, não há como fugir da transformação digital e de todas as novas tecnologias que estão disponíveis.

Gostou da ideia? Então conheça a plataforma de assinatura eletrônica da American Life que vai trazer mais agilidade e praticidade ao seu dia a dia. Diga adeus à papelada e burocracia e aproveite as vantagens que essa nova tecnologia pode te oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Confira também estes outros conteúdos: