Cinco diferenciais que a assinatura eletrônica leva para a sua corretora de seguros

Conheça a assinatura eletrônica e veja o que ela pode fazer pela sua corretora de seguros.

O que é assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma tecnologia que chegou para ficar. Hoje, é utilizada para formalizar operações de ordem administrativa, financeira, comercial, fiscal, tributária, previdenciária, entre outras. Mas você sabe do que estamos falando?

Assinar um documento significa autenticar, reconhecer como verdadeiro e íntegro o seu conteúdo, a partir de um registro efetuado por um sujeito. Desta forma, quem assina o documento assume a responsabilidade pelo seu conteúdo.

A assinatura é um instrumento jurídico e, tanto a feita à caneta quanto a eletrônica, possuem essa qualidade.

Porém a diferença principal entre elas é que a assinatura eletrônica é utilizada em documentos elaborados sob o formato digital. O que nos leva à seguinte definição:

A assinatura eletrônica é o recurso usado para conferir autoria, autenticidade ou concordância na documentação que tramita em ambiente virtual.

Nesse sentido, a assinatura eletrônica compreende um registro que tem como base o uso de mecanismos eletrônicos, em geral, criptografados, para identificar um signatário e efetuar a respectiva validação da sua identidade e garantir a integridade do documento.

Validade das assinaturas eletrônicas

Quanto à validade das assinaturas eletrônicas, vale destacar que ela está amparada pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos.

A Medida Provisória nº 2.200-2/2001, Art. 10, § 2º, dispõe o seguinte:

O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.

Além da Medida Provisória, há inúmeros enunciados do Poder Judiciário confirmando a validade das assinaturas eletrônicas, como, o enunciado 297 do Conselho da Justiça Federal:

O documento eletrônico tem valor probante, desde que seja apto a conservar a integridade de seu conteúdo e idôneo a apontar sua autoria, independentemente da tecnologia empregada.

5 diferenciais que a assinatura eletrônica leva para a sua corretora

Agora que você já sabe o que é assinatura eletrônica, veja abaixo os cinco diferenciais que seu uso traz para a sua corretora, além do fim dos custos com impressão, papel, transporte e armazenamento do documento e até mesmo as horas gastas com pessoas digitando dados em sistemas.

1. A corretora fica mais MODERNA

Com o uso da assinatura eletrônica, todo o fluxo de documentos de uma empresa pode ser efetivado digitalmente, a partir do suporte de outros recursos tecnológicos, como sistemas de integração de dados. Desta forma, é possível gerar o documento automaticamente, usar um template pré-aprovado que será automaticamente populado com os dados do sistema, assinar e armazenar na nuvem o documento assinado. Ou seja, tudo muito moderno, fácil e rápido.

2. A corretora fica mais ÁGIL

Chega de ficar dias esperando a assinatura de um contrato. Com a assinatura eletrônica, há a diminuição da morosidade das contratações. Os contratos podem ser criados, revisados e assinados sem a necessidade de reunião presencial. E o melhor: o corretor e o cliente podem assinar o documento até mesmo pelo celular, a qualquer momento e em qualquer lugar.

3. A corretora fica mais SEGURA

A tramitação de documentos fica mais segura com a adoção da assinatura eletrônica, uma vez que a sua criptografia impede falsificações de autoria ou qualquer alteração no documento já assinado.

4. A corretora fica mais TRANQUILA

Quando há mais agilidade, modernidade e segurança, todos trabalham mais tranquilos. Não há mais perda de tempo com burocracia desnecessária e vai e vem de documentos. Afinal, quer tranquilidade maior do que ver um documento que, antes demorava 30 dias para ser assinado, ser assinado em minutos?

5. A corretora fica mais EFICIENTE para o cliente

O uso da assinatura eletrônica significa o fim de uma enorme burocracia. Isso aumenta o valor percebido pelo cliente, agrega valor à marca e acelera o fechamento de negócios. Dependendo do nível tecnológico da sua corretora de seguros, todo o processo é digital: desde as primeiras solicitações até a finalização da assinatura. Assim, agora a interação humana é apenas para manter um bom relacionamento com os clientes, dando toda a atenção que eles precisam e merecem.

Conheça a melhor plataforma de assinatura eletrônica

Uma plataforma de assinatura eletrônica permite que você envie documentos para assinatura com poucos cliques: basta fazer o upload do documento e informar quais são os signatários que deverão assiná-lo. Simples, rápido e com validade jurídica.

Ela consegue garantir a integridade, autenticidade e não-repúdio dos documentos eletrônicos aplicando inúmeros procedimentos em todo o processo de assinatura.

Com essa ferramenta, sua corretora pode economizar em impressões e papéis, contribuindo com o meio ambiente, e, além disso, retira toda a burocracia que a assinatura de um contrato no método tradicional traz aos clientes. Ou seja, o processo de fechamento de contrato se torna mais simples, ágil e uma experiência incrível para ambas as partes.

Se você quer manter seu negócio competitivo e capaz de obter sucesso no mercado de seguros, não há como fugir da transformação digital e de todas as novas tecnologias que estão disponíveis. Afinal, mais do que facilitarem o dia a dia das corretoras de seguros, elas são responsáveis pela sobrevivência da empresa em um mundo cada vez mais digital e conectado.

Gostou da ideia? Então conheça a DS4, uma plataforma de assinatura eletrônica da American Life que vai trazer mais agilidade e praticidade ao seu dia a dia. Diga adeus à papelada e burocracia e aproveite as vantagens que essa nova tecnologia pode te oferecer.

Acesse o Passo a Passo de como utilizar a Plataforma de Assinatura Eletrônica da American Life e saiba mais!

One Response

  1. Sôlle Rocha disse:

    consigo enviar para o cliente assinar o PDF da proposta das seguradoras? ou seja um PDF pronto, sem ser feito por um sistema meu?

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