Por que a assinatura eletrônica veio pra ficar no setor de seguros?

A assinatura eletrônica é uma tecnologia que veio para ficar nas corretoras de seguros e se você não sabe do que estamos falando, confira agora este nosso novo conteúdo e conheça essa incrível ferramenta.

A transformação digital também chegou às corretoras de seguros. Entre as diversas tecnologias que podem ser usadas para melhorar o dia a dia dos corretores de seguros, uma delas veio para ficar: a assinatura eletrônica. 

E se você não sabe muito bem do que estamos falando, confira agora mesmo o que é, os benefícios e por que a assinatura eletrônica veio para ficar. Boa leitura e comece agora mesmo a usar essa nova e revolucionária ferramenta. 

O que é assinatura eletrônica? 

Assinar um documento significa autenticar e reconhecer como verdadeiro e íntegro o seu conteúdo, a partir de um registro efetuado por um sujeito. Desta forma, quem assina o documento assume a responsabilidade pelo seu conteúdo. 

A assinatura é um instrumento jurídico, e tanto a assinatura tradicional – com papel e caneta – quanto a eletrônica, possuem essa qualidade. No entanto, a diferença principal entre elas é que a assinatura eletrônica é utilizada em documentos elaborados sob o formato digital.  

Assim, podemos dizer que a assinatura eletrônica é o recurso usado para conferir autoria, autenticidade ou concordância na documentação que tramita em ambiente virtual. 

A assinatura eletrônica compreende um registro que tem como base o uso de mecanismos eletrônicos, em geral, criptografados, para identificar um signatário e efetuar a respectiva validação da sua identidade e garantir a integridade do documento. 

Quanto à sua validade, as assinaturas eletrônicas estão amparadas pela lei. Há inúmeros enunciados do Poder Judiciário confirmando a validade das assinaturas eletrônicas, como o enunciado 297 do Conselho da Justiça Federal: 

O documento eletrônico tem valor probante, desde que seja apto a conservar a integridade de seu conteúdo e idôneo a apontar sua autoria, independentemente da tecnologia empregada. 

Por que a assinatura eletrônica veio para ficar?   

Além de todos esses benefícios mencionados, podemos afirmar que há algumas razões pelas quais a assinatura eletrônica veio para ficar nas corretoras de seguros. 

O primeiro deles é, com certeza, a eliminação da burocracia. Um documento que antes demorava 30 dias para ser assinado, passa a ser assinado em poucos minutos. Os contratos podem ser criados, revisados e assinados sem a necessidade de deslocamentos para uma reunião presencial ou envio de documentos. E o melhor: o corretor e o cliente podem assinar o documento até mesmo pelo celular, a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Com isso, o faturamento e entrada de receita é agilizado. De acordo com o nível de automatização, o processo pode passar a ser todo digital: desde as primeiras solicitações até a finalização da assinatura.  

Podemos destacar também o aumento de produtividade das equipes. Com a redução da burocracia, a equipe de corretores pode parar de focar em rotinas burocráticas e se dedicar exclusivamente às tarefas estratégicas. 

Quer outro bom motivo? A redução de custo, ainda que seja variável dependendo de cada caso, é, em média, de 85% em relação ao processo manual.  

Ou seja, como você pode perceber, não há razões para não adotar a assinatura eletrônica em sua corretora de seguros. Com todas essas vantagens, você consegue se diferenciar da concorrência, melhorar o dia a dia dos corretores de seguros, e claro, fechar mais contratos.  

O que é uma plataforma de assinatura eletrônica?  

Uma plataforma de assinatura eletrônica permite que você envie documentos para assinatura com poucos cliques: basta fazer o upload do documento e informar quais são os signatários que devem efetuar a assinatura. Simples, rápido e com validade jurídica. 

Ela consegue garantir a integridade, autenticidade e não-repúdio dos documentos eletrônicos, aplicando inúmeros procedimentos em todo o processo de assinatura. 

Com essa ferramenta, sua corretora pode economizar em impressões e papéis, contribuindo com o meio ambiente. Além disso, retira toda a burocracia que a assinatura de um contrato no método tradicional traz aos clientes. Ou seja, o processo de fechamento de contrato se torna mais simples, ágil e uma experiência vantajosa para ambas as partes. 

Se você quer manter seu negócio competitivo e capaz de obter sucesso no mercado de seguros, não há como fugir da transformação digital e de todas as novas tecnologias que estão disponíveis, como a assinatura eletrônica. Afinal, mais do que facilitarem o dia a dia das corretoras de seguros, elas são responsáveis pela sobrevivência da empresa em um mundo cada vez mais digital e conectado. 

Gostou da ideia? Então conheça a plataforma de assinatura eletrônica da American Life que vai trazer mais agilidade e praticidade ao seu dia a dia. Diga adeus à papelada e burocracia e aproveite as vantagens que essa nova tecnologia pode te oferecer. 

Acesse o Passo a Passo de como utilizar a Plataforma de Assinatura Eletrônica da American Life e saiba mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Confira também estes outros conteúdos: