Seguro de passageiros – O que é?

Conheça o produto de Responsabilidade Civil da American Life e saiba como o seguro de passageiros atende o mercado de transporte de passageiros no Brasil.

Com certeza, em algum momento da sua vida, você já andou de ônibus ou outro veículo de transporte coletivo. O que você talvez não saiba é que, todas as vezes que utilizou esse tipo de transporte, você estava amparado pela cobertura de uma apólice de seguro. Para proteger este tipo de passageiro é que a American Life disponibiliza para as empresas de transporte de passageiros o seguro de passageiros: o Seguro Responsabilidade Civil para Ônibus (RCO).   

Mas afinal o que é este seguro?  

Transporte de passageiros  

Antes de falarmos sobre o que é o Seguro Responsabilidade Civil para Ônibus da American Life, temos que entender o que exatamente é o transporte de passageiros em nosso país.  

Devido à nossa grande malha rodoviária e à dificuldade de acesso a outros modos de transporte, como trens, navios e até aviões, os brasileiros se acostumaram a andar de ônibus para se locomover, seja dentro de uma cidade ou mesmo de um estado até o outro. Muitas pessoas, inclusive, também utilizam o ônibus para cruzar a fronteira brasileira e visitar países vizinhos.  

É por isso que é tão importante proteger o passageiro que está no ônibus usando esse meio de transporte para se locomover, seja por lazer ou outros motivos.  

Diante dessa grande população que utiliza o ônibus, o legislador entendeu ser importante criar leis para que, caso ocorra algum dano ao passageiro, ele seja ressarcido. Essa legislação ampara o passageiro do transporte coletivo em caso de danos materiais e corporais ocasionados durante o transporte, ou seja, do momento em que ele embarca no veículo até o momento em que ele chega ao destino e desembarca do ônibus.  

No Brasil, a legislação que versa tal obrigatoriedade é a resolução número 1.383/2016 da ANTT e o Decreto número 2.521/1998.  

O seguro de Responsabilidade Civil para Ônibus da American Life  

Para atender à obrigatoriedade da contratação do seguro de Responsabilidade Civil para Ônibus, a American Life possui um produto adaptado e pensado exatamente para essa necessidade.  

Um produto de extrema importância para o transportador de pessoas, ou seja, para a empresa que realiza o transporte de pessoas, pois o não cumprimento dessa legislação pode acarretar multas altíssimas que podem chegar até 40.000 vezes o valor da passagem comercializada pela empresa de transporte.  

Além disso, a contratação não deve ser feita apenas porque a lei assim exige. É preciso entender que, uma vez que a empresa se responsabiliza pelo transporte de passageiros, ela tem um risco muito grande de sofrer um processo judicial, caso ocorra algum dano aos passageiros e às suas bagagens.  

Veja algumas informações importantes na hora de vender o Seguro RCO.  

Diferença entre uma empresa protegida e uma empresa sem o RCO   

Como já falamos, contratar o seguro de Responsabilidade Civil para Ônibus da American Life não é só uma obrigatoriedade, mas também uma forma de proteger a empresa.  

Embora a legislação tenha a intenção de proteger o passageiro, imagine uma situação em que ocorra um acidente em que um dos passageiros sofra um dano corporal. Nessa situação, é muito comum que o passageiro se sinta lesado, pois o dano ocorreu durante a prestação de serviço da empresa de transporte de passageiros.  

Nesse momento, o raciocínio do cliente é que talvez a empresa não tenha tomado todos os cuidados para evitar o dano, entendendo que a empresa é responsável por ressarcir os danos sofridos.   

Estamos apenas focando em acidentes que podem causar algum dano corporal a um passageiro, mas devemos lembrar que a maioria dos passageiros viaja com bagagem, que também pode sofrer danos durante a viagem.  

Um bom exemplo de dano ocasionado à bagagem, que pode ocasionar indenização ao passageiro, se configura quando um passageiro possui algum equipamento eletrônico sensível dentro da sua bagagem.  

É muito comum que as pessoas viajem com computadores dentro da sua bagagem, que possuem preços variáveis, e caso esses equipamentos sofram algum dano, a transportadora poderá ter um grande prejuízo ao ressarcir o passageiro.  

Podemos pensar ainda em outros equipamentos, como celulares, fones de ouvido, e outros bens que hoje possuem um valor agregado muito alto.  

O seguro de passageiros da American Life cobre a bagagem?  

Na situação que relatamos acima, o seguro RCO da American Life torna-se ainda mais importante, pois também cobre os danos materiais que os passageiros possam ter durante as viagens.  

Contratar a solução da American Life pode ser a diferença entre ter que retirar do seu caixa um valor expressivo para indenizar uma mercadoria que foi extraviada ou simplesmente repassar o processo de indenização para a seguradora, que estará apta para apurar a responsabilidade da empresa de transporte de passageiros e indenizar o cliente, caso seja seu direito.  

Como abordar o cliente de Responsabilidade Civil para Ônibus?  

Veja nossas dicas de como vender seguros para passageiros. Não há segredo! Para seu cliente identificar os riscos que ele corre por não ter o seguro RCO, basta relatar todos os pontos que abordamos neste texto.

Oferecer o produto para o seu cliente que faz transporte de passageiros é imprescindível para ele identificar você e a sua corretora como especialistas em proteger a sua empresa.  

Saiba como começar a vender seguro de transporte de passageiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Confira também estes outros conteúdos: