Quem é o público-alvo do Seguro RCO?

Não são apenas as empresas de ônibus que precisam ter o Seguro RCO. Saiba mais e passe a vender o seguro.

Poucos corretores atuam em um dos ramos mais rentáveis no mercado de seguros: o Seguro RCO. Neste artigo vamos entender o que é o RCO e qual é seu público-alvo.  

Após estudarmos esses pontos, ficará claro que o seguro RCO é um segmento com pouca atuação dos corretores de seguros e alto potencial de vendas e, principalmente, você saberá identificar quais são os potenciais clientes desse tipo de apólice.  

A importância e obrigatoriedade do Seguro RCO  

Antes de falarmos da obrigatoriedade do Seguro RCO, precisamos entender o quanto ele é importante para a economia e para o dia a dia das pessoas protegidas por essa apólice.  

Quando falamos do Seguro RCO, estamos considerando uma apólice que visa proteger os usuários de veículos de transporte coletivo dos mais diferentes tipos e para os mais diferentes objetivos.  

É evidente que a cultura de mobilidade urbana tem mudado drasticamente nos últimos anos. Isso se deve a uma melhoria na qualidade deste tipo de deslocamento e a outros fatores, como a opção de parte da população por meios de transporte que agridam menos o meio ambiente e a dificuldade de ter um veículo próprio, assim como utilizá-lo nos grandes centros metropolitanos.  

Dessa forma, o transporte coletivo ganhou força nos últimos anos e, para proteger os usuários desse tipo de transporte, no Brasil é obrigatória a contratação de um seguro para proteger os passageiros e seus pertences: o Seguro RCO.  

A apólice de RCO é importante porque protege contra danos ocasionados ao passageiro durante o transporte no veículo coletivo e protege a própria empresa que se responsabiliza pelo transporte daquele passageiro.  

Assim, fica claro que o Seguro RCO é uma apólice fundamental para atividades de transporte de pessoas. Por isso, o legislador entende que ela é de contratação obrigatória de toda empresa de transporte coletivo.

Mas para quem vender o RCO?  

Agora que você já entendeu o valor do Seguro RCO para a economia e, principalmente, para os passageiros e as empresas de transporte coletivo, é hora de identificar quem deve contratar essa apólice, ou seja, quem é o público-alvo do Seguro RCO.  

Quando falamos de transporte de pessoas, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de um ônibus, seja ele para transporte de passageiros dentro de uma região metropolitana ou de uma cidade, assim como para transportes entre cidades ou estados.  

Talvez, por esse motivo, poucos corretores se arriscam a estudar e oferecer o RCO, pensando que poderão vender esse produto apenas para grandes empresas que possuem frotas de veículos para realizarem esses transportes.  

Existem outras empresas que também são obrigadas a contratar o Seguro RCO. Se pararmos para pensar, não é somente através dos ônibus que as pessoas se deslocam de maneira coletiva. Além desse tipo de veículo, existem ainda os veículos menores que também prestam transporte de pessoas de maneira coletiva, como os micro-ônibus.  

O transporte coletivo de estudantes, principalmente de crianças e adolescentes, também é um bom exemplo de empresa que pode ser abordada para oferecer o Seguro RCO.  

Por fim, há também empresas que realizam o transporte de pessoas de forma coletiva por meio de veículos do tipo ônibus, porém não são empresas que realizam o transporte público dessas pessoas. Estamos falando de empresas que realizam fretamento, ou seja, empresas que criam roteiros de forma particular para transportar pessoas de forma coletiva.  

Essas empresas realizam principalmente o transporte de estudantes do ensino superior ou de funcionários de empresas que estão na mesma região. Muitas vezes, até mesmo funcionários da própria empresa.

Agora que você já sabe a importância do Seguro RCO e quais clientes contratam este tipo de apólice é hora de criar o seu plano de negócios para começar a vender o Seguro RCO, um dos seguros mais rentáveis no mercado.  

Faça seu cadastro e fale com um representante!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Confira também estes outros conteúdos: