Seguros Obrigatórios no Brasil

Seguros de contratação obrigatória, como o seguro de passageiros, são uma grande oportunidade para corretores de Seguros. Conheça os produtos da American Life.

Você sabia que, no Brasil, existem alguns seguros de contratação obrigatória, como o seguro de passageiros, e que a American Life possui esses produtos?  

Os seguros de contratação obrigatória serão sempre definidos por lei, por isso é importante entender por que eles são obrigatórios e identificar se eles são uma oportunidade para a sua corretora de seguros crescer.  

Por que alguns seguros são obrigatórios?  

Toda vez que a legislação, ou seja, as leis, determinam que um seguro é obrigatório, significa que o bem protegido por aquele seguro é importante. Além disso, a importância dessa proteção é evidenciada quando a Câmara e o Senado aprovam a promulgação daquela lei.  

Toda vez que ocorre algum sinistro, ou seja, um prejuízo àquele bem protegido pelo seguro, esse prejuízo pode ter impacto na economia do país, além de ter um impacto na vida das pessoas envolvidas. Na maioria das vezes, o objetivo é proteger a família das pessoas envolvidas e também a economia que aquele sinistro irá impactar.

Uma vez que o seguro é de contratação obrigatória, fica a cargo do corretor identificar as oportunidades e oferecer os produtos para que as empresas cumpram a lei. Na American Life, existem produtos determinados para alguns tipos de seguros obrigatórios, sendo de fácil contratação e de fácil abordagem.

Quais são os seguros obrigatórios?  

Conforme Decreto-lei nº 73, de 1966, em seu artigo 20, são obrigatórios no Brasil vários tipos de seguros, entre eles: o de danos pessoais a passageiros de aeronaves comerciais, o de responsabilidade civil do construtor de imóveis em zonas urbanas, o seguro de bens dados em garantia de financiamentos em instituições públicas, o seguro de edifícios divididos em unidades autônomas (condomínio), o seguro de responsabilidade do transportador de carga de terceiros, o seguro de danos causados por veículos automotores a pessoas transportadas ou não, entre outros.

Existem seguros obrigatórios que são amplamente divulgados. Portanto, têm contratação mais frequente. Existem também alguns seguros obrigatórios que, por falta de uma divulgação maior, acabam não sendo tão contratados.

Um bom exemplo de seguro obrigatório amplamente contratado é a apólice para proteger bens de terceiros, transportados por uma empresa transportadora de carga. Toda vez que uma empresa é responsável pela movimentação de mercadorias, máquinas, entre outros bens, essa empresa precisa contratar um seguro contra acidentes rodoviários, o conhecido RCTR-C.  

Outro seguro muito contratado é o Responsabilidade Civil para Ônibus (RCO), contratado para proteger os passageiros de transporte rodoviário coletivo. Quem nunca assinou o seguro antes de embarcar em uma viagem rodoviária não é mesmo?

Veja que, em ambos os casos citados, existe uma preocupação do legislador em proteger uma determinada situação, porém, no primeiro caso, a preocupação é proteger a circulação das mercadorias, pois caso ocorra um acidente, elas podem ser danificadas.  

Já no segundo caso, a preocupação é proteger as pessoas que estão dentro daquele veículo, ou seja, gerar uma indenização para os seus dependentes em caso de um acidente ou mesmo para o próprio passageiro, caso ele precise passar por algum tratamento ou desembolsar alguma quantia para ele reparar algum prejuízo sofrido durante a viagem rodoviária.  

Para amparar o proprietário de veículos de transporte de passageiros, a American Life disponibiliza para os corretores um produto simples e prático de RCO.

Por esse motivo, é muito importante você saber qual é o bem protegido por aquele seguro obrigatório.  

Além disso, uma vez que você sabe a importância daquele seguro ser obrigatório, eles geram uma oportunidade muito grande para os corretores de seguros, pois devem ser contratados pelo segurado. O segurado não tem a opção de contratá-lo ou não porque deve respeitar a legislação.

Para aproveitar essas oportunidades, o corretor deve estar atento aos clientes que precisam contratar os seguros obrigatórios e estabelecer parcerias com seguradoras que possam atender a essas demandas, como é o caso da American Life.

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Como abordar o cliente e vender os produtos da American Life?

Imagine que você possua em sua carteira uma empresa que realiza o transporte de pessoas. Essa empresa precisa fazer o seguro RCO para seguir a legislação. Cabe a você, corretor de seguros, fazer a intermediação para que essa contratação seja feita.

Como o produto da American Life é de fácil contratação e com coberturas que atendem a todas as necessidades do segurado, você precisará apenas mostrar para esse cliente a necessidade de contratação desse seguro para ele não ficar vulnerável, por exemplo, mediante uma fiscalização.

Se você já mostrou para o cliente que o seguro deve ser contratado, conforme a lei que citamos, agora você precisa conhecer mais dicas de como vender o Seguro RCO.

Um ponto importante é que os produtos da American Life geram mais um benefício para a sua venda, pois são de fácil entendimento e com cláusulas muito claras para você oferecer o produto com a segurança de estar atendendo à legislação.

Muitos corretores estão se posicionando como corretores de seguros especializados em seguros obrigatórios e gerando demandas por indicação dos atuais clientes. É importante lembrar que empresários do mesmo ramo acabam conversando e trocando informações que podem ser úteis para você. Além disso, seus clientes irão te recomendar para outros empresários que também precisam fazer a contratação da apólice.

Saiba mais sobre os seguros obrigatórios!

One Response

  1. vanderli avance disse:

    Gostamos muito da explanação , as vezes passa em nossos olhos oportunidades não por falta de conhecimento e sim pelo objetivo do que foi fazer a visita , voce passa por mil funcionários numa empresa e voce foi fechar o seguro de automovel do proprietario daquela empresa . muito importante essas dicas para que passaram para o dia dia .

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